Primeira missão espacial árabe é lançada do Japão com sucesso; confira

Sonda Hope faz parte do projeto dos Emirados Árabes Unidos de desenvolver capacidade científica e tecnológica para diminuir a sua dependência do petróleo
Atualmente, há oito missões explorando Marte, algumas em órbita e outras em sua superfície. Uma delas se destaca por seu objetivo de realizar, pela primeira vez, um estudo completo da atmosfera marciana, analisando mudanças diárias e sazonais. Trata-se da missão dos Emirados Árabes Unidos, a primeira do país.

Depois de ter seu lançamento adiado devido ao clima desfavorável, a sonda Hope foi lançada com sucesso neste domingo (19), às 18h58 (horário de Brasília), do Centro Espacial Tanegashima, no Japão.
Serão sete meses até o planeta vermelho, onde entrará em órbita e enviará dados sobre sua atmosfera. A missão faz parte do projeto da nação de desenvolver capacidade científica e tecnológica para diminuir a sua dependência do petróleo. O país também pretende estabelecer uma colônia em Marte em 2117.

Sonda Hope
A missão marciana dos Emirados Árabes Unidos custou US$ 200 milhões, de acordo com a ministra das Ciências Avançadas, Sarah Amiri. Para desenvolver e construir a sonda Hope, emiradenses e o Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, localizado em Dubai, trabalharam com instituições norte-americanas.

Painéis solares serão responsáveis por prover eletricidade para as comunicações e sistemas da sonda. O centro espacial de Dubai será a base que vai operar a espaçonave durante sua viagem de 494 milhões de quilômetros a uma velocidade de 121 mil quilômetros por hora.


País trabalhou com instituições norte-americanas para construir a sonda Hope. Foto: Giuseppe Cacace/AFP

Missões em julho
A Hope é apenas uma de três missões a Marte que serão lançadas ao longo deste mês. Por volta do dia 23 (data exata ainda não definida), a China lança a Tianwen-1, sua primeira tentativa de chegar ao planeta vermelho. Ela tem como objetivo colocar um satélite em órbita e um pequeno veículo (rover) no solo, para estudar o clima, campo magnético e solo do planeta.

E por volta do dia 30 (novamente, data exata ainda não definida) os EUA devem lançar a Mars 2020, que levará o rover Perseverance até um local no planeta conhecido como Cratera Jezero, em busca de sinais de vida passada.

O rover é baseado no design do Curiosity, que há 8 anos explora Marte, e leva uma lista com 10,9 milhões de nomes de entusiastas do espaço, uma homenagem aos profissionais de saúde de trabalham no combate à Covid-19 e um pequeno helicóptero experimental, chamado Ingenuity.

Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/primeira-missao-espacial-arabe-e-lancada-do-japao-com-sucesso-confira/103726

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *